top of page

ESTRUTURA

 
O Laboratório DIA conta com uma ampla gama de equipamentos, dentre eles:
  • HPLC - PDA - RID - RF

  • HPLC - HPAE - PAD

  • Espectrofotômetro UV-Vis

​

A Central Multiusuários do prédio LAPA ainda dispõe de NIR, ICP-MS, Emissão atômica, Speed Vacum, Analisador de aminoácidos, Micrótomo, Sistemas de purificação de água (Osmose reversa e ultrapura), dentre outros. 

​

Micrótomo

É o aparelho que faz cortes microscópicos, variando geralmente de 1 à 10 um de espessura, em pequenas amostras de material biológico (geralmente tecidos) armazenado em blocos de resinas específicas (parafina, ...) para análise em microscópio ótico.

Responsável: Téc. João Pereira

​

Microondas digestor

É um equipamento capaz de digerir uma vasta gama de materiais. O objetivo do tratamento das amostras por digestão de micro-ondas é a obtenção de uma solução aquosa, com base numa amostra sólida (planta, animal, plástico, solo, ...), líquidos orgânicos, etc. As amostras são tratadas com os reagentes adequados, dependendo de sua natureza física e química. Os reagentes frequentemente utilizados incluem ácido nítrico, ácido clorídrico, ácido fluorídrico e peróxido de hidrogênio. As amostras são pesadas e colocadas no reator do micro-ondas, em que os reagentes são adicionados em proporções adequados. Em seguida, são introduzidos no forno de micro-ondas e indica-se a temperatura máxima (máximo 240ºC) e/ou pressão (máximo 20 bar) por um determinado período de tempo.

Responsável: Profa. Dra. Maria Josefa Yabe

​

Espectrômetro VIS-NIR

O espectrômetro Vis-NIR é um equipamento que trabalha na região do visível (400 a 800 nm) e no infravermelho próximo (800 nm - 2500 nm), em que a forma de aquisição é feita por reflectância regular e difusa em amostras sólidas ou líquidas. Como região do infravermelho próximo realiza vibrações nas ligações O-H, N-H e C=O (sobretons), esta técnica, além de não destrutível e prática, têm grande aplicabilidade em diversas áreas, como nos medicamentos farmacêuticos, adubos agrícolas, combustíveis fósseis, matérias poliméricos e outros. O Software disponibiliza um banco de dados já existente, ou opção de criar um novo banco de dados, tudo isso, utilizando ferramentas quimiometrica/análise multivariada (modelagem PLS e PCR). 

​

​

Speed Vacum - Centrifuga de solventes

É uma centrífuga com opção de quatro faixas de temperaturas, com coletor de solventes a baixa temperatura. Funciona de forma eficaz e rápida para concentrar amostras.

​

​

Ultracentrífuga a baixa temperatura

É uma centrífuga que alcançam valores até uma aceleração máxima 70x (G) a baixas temperaturas. Seu principal objetivo é separação de macro e micromoléculas, sem degradação das mesmas. Este dispositivo é de importante utilização em áreas como a biologia molecular, a bioquímica, a química, entre outras.

​

​

Espectrometria de Absorção Atômica

Também de espectrofotometria de absorção atômica, é o método de análise usado para determinar qualitativa e quantitativamente a presença de metais. O método consiste em determinar a presença e quantidade de um determinado metal em uma solução qualquer usando como princípio a absorção de radiação ultravioleta por parte dos elétrons. Entre os elementos analisados principais encontram-se: Ca, Na, K

Responsável: Profa. Dra. Maria Josefa Yabe

 

Analisador de Aminoácidos

Este analisador combina as vantagens da separação por troca iônica clássica com a moderna técnica de HPLC, com detecção por fotômetro integrado duplo canal para detecção de aminoácidos em 440 e 570 nm. As principais aplicações são nas áreas de Biologia Molecular, Microbiologia, Análises Clínicas, Química Ambiental, Analítica, de Alimentos, Farmacêuticas.

​

​

HPLC-FID

É utilizada em análises de compostos não voláteis ou instáveis termicamente onde a cromatografia a gás não pode ser utilizada. Como cerca de 80% dos compostos apresentam essas características, o campo de aplicação de HPLC é extremamente vasto. Aplicações em química, alimentos, tintas, farmacêutica, metabólitos, proteínas, etc.

​

ICP-MS (Espectrometria de Massa com fonte de plasma indutivamente acoplado)

É uma técnica de análise inorgânica capaz de identificar e quantificar a maioria dos elementos da tabela periódica em uma faixa dinâmica linear de oito ordens de magnitude (ngL-1 - mgL-1)Sua principal característica é que ele tem limites de detecção para a maioria dos elementos de poucos ppb (ppt), ideal para a análise de elementos traço. Tem uma grande variedade de aplicações, principalmente nas áreas de biologia, física de materiais, meio ambiente, química, dentre outras.

Responsável: Profa. Dra. Maria Josefa Yabe

Music
bottom of page